Minerador de fontes – A habilidade essencial na atual tempestade de informações

A democratização da informação

O conhecimento sempre foi um dos maiores triunfos que uma pessoa poderia ter. Já faz algumas dezenas de anos que quanto maior o nível de escolaridade e estudo, maior seria a chance de sucesso profissional de alguém.

Porém, há não muito tempo atrás, o acesso à informação era algo escasso, de difícil acesso para a maioria da população. Se você quisesse saber a fundo sobre assuntos científicos, deveria frequentar uma faculdade, ou no mínimo estar em um ambiente que promovesse um fluxo de conhecimento na área. Entretanto, os tempos mudaram, a internet amadureceu e houve uma explosão e democratização de dados e informações.

Em um mundo em que a resposta para um determinado assunto está a um palmo da sua mão, qual seria a nova grande habilidade que deveríamos ter? Em dias em que basta você digitar algo no Google e encontrar mais de 10.000 resultados diferentes, porque deveríamos buscar novos conhecimentos?

O problema do tsunami de dados

Hoje é comum você tratar um problema de saúde onde cada médico fala algo diferente e repassa uma gama de remédios distintos. Nutricionistas e profissionais da saúde são incoerentes quando a cada semana mudam de posicionamento, por exemplo, em um momento “o ovo faz bem” e depois ele é “o maior vilão da saúde”. E na política, então? É o meio onde há mais confusão e o espalhamento de fake news dificulta todo o processo.

Mesmo “bem informado” por um mar de especialistas, nunca foi tão fácil nos afogarmos por informações tão distantes que divergem entre si e tão pouco oferecem um caminho estável.

O nascimento de uma nova habilidade

Diante deste caos, nasce uma nova skill, extremamente essencial, não só para o meio profissional, mas também para outras áreas, como já mencionado, na saúde e política. Essa habilidade consiste em questionar, pesquisar, analisar e escolher as melhores fontes de informação. Gosto de chamar de “Minerador de fontes”.

Vamos a um exemplo.

Digamos que você esteja indeciso sobre a questão do ovo. Como ter uma resposta para isso com tanta confusão? Primeiramente, você deve buscar boas fontes, médicos qualificados, estudos científicos e nutricionistas bem renomados. 

Neste contexto, suas fontes confiáveis possuem opiniões um pouco diferentes. O médico diz que você deve evitar o consumo por conta do colesterol, o nutricionista afirma que é uma proteína de excelente qualidade e, por fim, os estudos científicos dizem que o colesterol não é o problema e sim, o excesso de calorias, gorduras ruins e sedentarismo.

O que fazer no meio dessa confusão?

Aí que vem o nosso papel – Depois de selecionar boas fontes, é necessário minerar as informações de qualidade. No exemplo apresentado, você poderia chegar a conclusão que 2 ovos por dia seria excelente para sua dieta e essa escolha agrada todas as partes.

Este exemplo pode ser levado para várias áreas distintas, onde sempre haverá um ponto em comum.

Seja um minerador crítico

Assim, fica claro que em um mar de informações, a maior habilidade é minerar as fontes de maior qualidade e tomar a decisão por conta própria. Ser crítico e sempre buscar novas fontes é essencial para nosso desenvolvimento. 

Espero que você repense antes de acreditar 100% na próxima noticia que receber 😉

Captura de Tela 2020-05-03 às 18.19.34
Criador do desenvolva-C e
apaixonado por desenvolvimento pessoal

1200x630bb

2 comentários sobre “Minerador de fontes – A habilidade essencial na atual tempestade de informações

  1. Um belo texto para refletir pois vivemos em uma sociedade na qual a informação está disponível e a desinformação se torna comum. Parabéns pelo texto. 👏👏👏

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s