Porque você deveria ter um relacionamento interdependente #Semana34

Na jornada da vida passamos por 3 fases de amadurecimento e crescimento pessoal: A dependência, a independência e a interdependência.

1

Tá afim de saber em qual estágio você está?

Quando crianças crescemos dependentes, ou seja, necessitamos de muitas pessoas para seguir nossa vida, e ainda quando jovens o nível de dependência de nossos pais é alto. Depois de muitas experiências e anos de estudos, trabalho e aprendizados, geralmente nos tornamos independentes, onde você se torna o responsável pelo seu caminho –  O protagonista da sua própria vida. 😉

O mais interessante é o próximo passo.

A interdependência é quando você é uma pessoa madura, responsável pelos seus atos, mas então percebe “Eu posso ir sozinho, mas juntos podemos ir mais longe!”. Assim, a interdependência é perceber que em grupo somos melhores, é unir as forças com as outras pessoas e conquistar resultados incríveis. 

Os estágios em diferentes perspectivas

De forma geral, passamos por esses estágios em diferentes partes da vida. Por exemplo, você pode ser interdependente profissionalmente, mas dependente socialmente.

Ser interdepende no meio profissional é o grau máximo na liderança. É ser um excelente profissional, proativo, eficiente, criativo e além de tudo isso – Ser líder. É perceber que por mais que você seja bom trabalhando de forma individual, em equipe poderá chegar muito mais longe.

Porém se você é dependente socialmente, quer dizer que você precisa de aprovação social para ser feliz. Necessita de pessoas ao seu redor para te elogiar e dizer que está certo, precisa dizer para os outros suas conquistas para se sentir bem. São aquelas pessoas que ficam felizes com dezenas de likes e seguidores depois de postar aquela fotinha. Basicamente é precisar alimentar seu ego com aprovação externa..

Ai não dá, né?

Espero que fique claro que todos devemos caminhar para interdependência em todas áreas de nossas vidas e assim, buscarmos nossa melhor versão.

Mas pera aí, e na vida amorosa… já parou pra pensar em que nível você está? 😮

E mais importante ainda, em que nível estão as pessoas com quem você se relaciona?

A conquista da nossa independência na vida amorosa

No mundo dos relacionamentos a dependência é a carência e falta de amor próprio. É precisar ter alguém ali para se sentir completo, é ser a “metade da laranja” e acreditar na busca da sua outra metade para conquistar a felicidade.

Seja a laranja inteira.

Alcançar a independência é perceber que (independente dos padrões sociais) você não precisa ter um parceiro para ser feliz. É ter maturidade para encarar momentos difíceis de solidão e crescer muito com seu melhor amigo – você mesmo!

Até você encontrar alguém.

Mas não qualquer pessoa, e sim alguém independente como você. Essa pessoa também não precisa de você para ser feliz, mas os dois percebem que juntos podem crescer muito mais. É um aprendizado mútuo, sua namorada(o) será a pessoa que mais vai te influenciar na vida, então que seja para crescer ainda mais, né?

Como funciona as relações de pessoas em diferentes estágios

Você já deve ter notado a grande quantidade de casais infelizes por aí. Pessoas que só continuam namorando (ou casadas) porque estão na zona de conforto ou por status social, resultando em relacionamentos autodestrutivos.

O problema ai parceiro é o grau de dependência dos relacionamentos.

Vamos analisar com mais detalhes. Existem 3 possibilidades se cruzarmos pessoas que estão em estágios diferentes:

2

a
Quer uma junção mais destrutível que essa? Duas pessoas dependentes se relacionando resulta em alto nível de ciúmes, perda de liberdade e brigas por falta de maturidade. É esquecer do mundo la fora e viver para a namorada(o) como prioridade máxima. Ai já viu né, quando terminam a pessoa entra em depressão, afinal toda sua felicidade estava depositada no ex-parceiro.

b
Por mais que haja amor entre os dois, infelizmente é só questão de tempo para não dar certo. Se o dependente não evoluir e amadurecer de estágio, só irá puxar o parceiro para baixo. Logo, o independente da relação não irá aguentar por muito tempo, afinal ele(a) é uma pessoa livre e entende que pode ser feliz sozinho(a).

c
Como já sabem, é a combinação certa: A união entre os dois resulta na Interdependência. Ambos podem se desenvolver separadamente, mas juntos crescem exponencialmente. É uma relação não só de amor e amizade mas também de experiências intensas, novos aprendizados e crescimento.

Você está com alguém por que você é carente.

Eu tenho certeza que você sabe onde você se encontra. E digo mais, caso você esteja em um relacionamento, também sabe em que estágio vocês estão. Se você dois criam a sinergia interdependente, fico muito feliz! Caso contrário, está na hora de encarar a verdade e partir pra mudança 😉

zzCriador do desenvolva-C,
Viajante pelo mundo e
apaixonado por desenvolvimento pessoal

fb_icon_325x3251200x630bb

Um comentário sobre “Porque você deveria ter um relacionamento interdependente #Semana34

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s