Estou indo embora semana que vem e lá se foram 35 dias em Malta. Por aqui, trabalhei em um Hostel em troca de estadia, conheci boa parte das ilha e fiz grandes amizades. Quero contar um pouco de como foi essa experiência, e como nem tudo são flores, a parte ruim de tudo isso também!
Vamos começar pelos prós?
1 – A beleza da Ilha
Malta com certeza é dos lugares mais bonitos que estive na vida, infelizmente quase não tem praia de areia, todas são de pedra. Mas isso não é problema, o país é composto por 5 ilhas e 3 habitadas: Malta, Gozo e Comino. Assim, há lugares incríveis para serem explorados. Venha no verão e aproveite ao máximo, pois em Outubro já começa aquele frio e muito vento, o que impossibilita de ir para as praias!
Nada melhor que fotos para provar as belezas da ilha, né?




2 – Grandes amizades
Acho que a melhor coisa de se viajar são as amizades que você faz no caminho. Aqui em Malta não foi diferente, fiz grande amigos, os mais próximos foram brasileiros, porém na Ilha tem muita gente da França e Itália. Infelizmente não tive a sorte de fazer um amigo maltês!


3 – Night life
O país inteiro tem apenas um ponto principal das baladinhas, a cidade chama-se St Julian, e tem festa todo dia aqui. Peaceville é o bairro com as ruas mais badaladas da cidade, vários clubs de todos os gostos, a entrada é gratuita em quase todos os locais, a não ser que você queira ostentar, como por exemplo a piscina no rooftop do Hugos hotel. É bem legal nos primeiros dias, mas se você ficar muito tempo em Malta, logo vai enjoar rsrs.

Agora vem a parte ruim de Malta 😦
1 – Sistema de transporte
Se você pensava que pegar ônibus no Brasil era ruim é porque não conheceu Malta. Parece que em 2011 eles reformaram todo o sistema de transporte público, todos disseram que melhorou muito – não consigo nem imaginar como era antes então, porque hoje em dia é ainda é horrível.
Os ônibus sao bonitos e novos, eles tem até aplicativo para mostrar os horários e trajetos. Mas o problema é que a frota veículos não supre a demanda (isso que eu não passei o verão por aqui!). A ilha é minúscula (22km de uma ponta a outra), mas se você quiser ir para alguma praia, provavelmente vai demorar 1h30 a 3h00 no trajeto. Em um percurso que de carro é apenas 20 minutos! O maior problema é que você não consegue pegar todos os ônibus que passam, caso eles venham lotados o motorista nem para (o que é comum).
Minha dica de ouro caso você venha a Malta, alugue um carro com antecedência. Você vai conhecer muitos lugares e além do conforto, vai utilizar muito melhor seu tempo.
2 – Só brasileiro (?)
Brasileiro é um povo que se espalha pelo mundo todo, aqui em Malta não é diferente. Parece que deu “boom” nos últimos anos e a Ilha está sendo destino de muitos brazukas que querem estudar inglês. Como já falei, é muito bom encontrar pessoas com a mesma cultura que você, é como matar a saudade de casa.
Mas o problema é que não é algo benéfico quando você quer aprender inglês ou outras línguas. Ainda mas estamos na Europa, temos que sair da caixinha e conviver com culturas diferentes, e o melhor jeito é tendo amigos do mundo todo, não só do Brasil.
3 – Atendimento ao cliente nota 0
Bom, aqui eu passei uma das piores experiências de atendimento da minha vida, não foi nada de grave mas fiquei assustado com a grosseria dos malteses.
A primeira vez fui comprar sorvete em uma barraquinha, logo fui abordado pelo dono: “Está dormindo?”, pensei que ele estava brincando e eu respondi “Estou escolhendo aqui hehe”, depois de alguns segundos chamei ele de novo, com uma cara fechada ele disse: “Já acordou?? ou vai ficar dormindo aí pra escolher?”, fiquei indignado, falei que não queria mais e quase mandei ele tomar naquele lugar.
A segunda vez fui com meu amigo comprar um suco de laranja em uma barraca perto da praia. O suco era 3 euros, eu queria tomar mas não queria pagar tudo isso, por isso perguntei para a vendedora: “Você pode fazer 2 sucos por 5 euros?”, ela respondeu sendo super grossa “Aqui não é mercadozinho para você negociar o preço” (EITA MLK), logo respondi “Tudo bem, só fiz uma pergunta, você não precisava ser grossa”. E não é que ela ficou mais puta ainda? Começou a elevar o tom de voz comigo, dizendo que era eu que estava sendo grosso por sugerir outro preço (wtf???). Lógico que fomos embora depois disso.
Vai entender, né?
4 – Entediante
Penso que 7 a 10 dias é tempo ideal para conhecer muito bem Malta. Se você alugar um carro, em no máximo 4 dias já conhece a Ilha inteira! Mais alguns dias dá pra deixar para conhecer as cidades históricas e outros dias reservados só pra night.
O problema que se você ficar mais que isso (meu caso), tudo fica entendiante. Você perde a vontade de ir pra praia – 2 horas de busão, e as festas sempre as mesmas – Peaciville todo dia.
Ta pensando em vir?
Se você ta querendo vir para passar uns dias aqui no verão, eu recomendo! 4 a 7 dias na Ilha da pra aproveitar muito 🙂
Se seu caso é estudar inglês, coloque todos os fatores na mesa, apesar de Malta ser barato, você vai passar o dia com muito brasileiro e depois de algumas semanas, provavelmente vai ficar entediado aqui na Ilha.
Cheers!

Criador do desenvolva-C,
graduando de Engenharia de Produção da UFSC,
Viajante pelo mundo e
apaixonado por desenvolvimento pessoal
a mais sincera opinião sobre o país, obrigada!
CurtirCurtir
Já estou no quinto dia, não fiz metade do que planejei, mas super concordo! Mas não tive nenhuma experiência ruim com atendimento ao cliente não, pelo contrário, até agora todos foram corteses e gentis. To achando que to sendo a exceção rs.
CurtirCurtir