Expansão da realidade: Os 2 principais fatores para sua evolução

Esse é o João. Um garoto estudioso e que gosta muito de comer.slide1João é de uma cidade atípica do interior do Rio Grande do Sul, chamada Spaguetópolis, de origem Italiana. O curioso de Spaguetópolis é o seu cardápio totalmente restrito em que toda população se alimenta. O prato desta cidade italiana (adivinhem) é o famoso spaguetti. hummm..

O problema? É que praticamente apenas esse alimento e só esse tipo de massa compõe o cardápio da cidade. É spaguetti com torradas e café logo de manhã, spaguetti ao molho vermelho no almoço e spaguetti doce com goiabada de sobremesa. A região é composta pelos maiores comercializadores de spaguetti do país.

João não reclama, pois ele não conhece outras comidas, ele só conhece o spaguetti. O mundo gastronômico de João é o Spaguetii,  Essa é a realidade de João.

slide2

Filosofando um pouco, não há definição de bom ou ruim, melhor ou pior, maior ou menor e até mesmo claro ou escuro. Tudo é fruto de comparação entre duas coisas, ou seja, para avaliar se algo é bom ou ruim precisamos ter um parâmetro para utilizar como referência. No caso de João,  o spaguetii é ótimo, pois ele nunca teve outro objeto de comparação.

Até que um dia ele conhece Lucas.

Lucas é um primo muito distante, que estava em viagem e decidiu dar uma passada para conhecer João, o primo que só tinha visto quando era muito pequeno. Porém, nessa visita algo muito interessante acontece – Um encontro de realidades.

slide3

Lucas é de uma cidade grande, muito longe de Spaguetópolis. Ele fica muito surpreso com o restrito cardápio da cidade e conta para João que existe uma enorme variedade de tipos de macarrão, que são mais de 40 massas diferentes (sim, isso mesmo).

tipos_-1

João fica sem palavras, não fazia ideia daquilo. Seu mundo era Spaguetti. Depois da visita de Lucas, a realidade de João sofre um processo adaptação.

slide4

Agora o mundo gastronômico de João expandiu incrivelmente. Ele experimenta cada tipo de macarrão e compara até saber os mais deliciosos. Comenta com os amigos e prepara cada tipo de prato para a família experimentar.

Aquela pequena descoberta causa uma revolução na cidade que afetará toda a economia municipal também, que antes só comercializava o famoso spaguetti. João até pensa em seguir carreira na área como chef, mas ele tem outro sonho: Se tornar médico.

Uma característica de João, é que ele é um garoto muito inteligente. Seu sonho é fazer medicina e pra isso ele estuda muito em sua escola, busca sempre ser o melhor aluno da sua sala de aula. O vestibular está chegando e João está bastante confiante, afinal ninguém tira maiores notas que ele na sala de aula.

O vestibular chega, mas os resultados são os piores possíveis, João fica longe de passar. Ele não entende, sempre estudou muito e foi o melhor aluno da sala, qual era o problema?

O problema é sua realidade e seu parâmetro-referência.

Apesar de João tirar as melhores notas, seu parâmetro referência era baixo. Apesar da escola de João ser uma das mais avançadas da cidade, infelizmente o ensino não era um dos melhores do estado e muito menos do país. Ou seja, a realidade de João era uma escola fraca, o parâmetro – referência era sua turma, e, apesar de ele ser o que tirava as melhores notas, o padrão de notas para quem passava em Medicina era MUITO mais alto.

slide1

Como João era um cara inteligente ele percebeu tudo isso graças ao episódio dos tipos Macarrão. Conversou com seu primo Lucas, e felizmente,  conseguiu uma vaga em um dos melhores cursinhos do país, o dono era o pai de Lucas, seu próprio Tio. No início, João percebeu algo muito estranho – Ele era o aluno que tirava as notas mais baixas.

Mas é claro João, sua realidade expandiu-se e seu parâmetro – referência mudou!

slide2

Depois de muito estudo e dedicação João finalmente conseguiu alcançar seu sonho.

A importância de moldar sua realidade e possuir os maiores parâmetro referências

Se você não percebeu, a história de João é muito importante para nosso crescimento pessoal e profissional.  Tudo depende da nossa realidade, e do contexto que vivemos, onde fazemos as “comparações” para perceber se algo está realmente bom ou ruim. Como discutido, não há uma definição de que algo é melhor ou pior, isso depende do objeto de comparação.

No caso de João, o parâmetro referência dele era muito baixo para seu objetivo final, ou seja, ele estava “cego” achando que estava tirando notas satisfatórias para conquistar sua vaga no curso de Medicina. Nós não podemos controlar os parâmetros referência, mas podemos controlar algo ainda mais importante: A realidade.

slide3

A realidade que vivemos é que define quais serão esses “objetos de comparação”. A realidade é moldada por tudo que está presente em sua vida, seja onde mora, no que trabalha, nas suas atividades e principalmente nos seus relacionamentos pessoais. Tudo que acontece nesse ambiente que vivemos influencia diretamente em quem você se torna.

Pare para pensar um pouco. Você está comendo apenas Spaguetii?

É muito comum não percebemos que estamos sendo moldados pela realidade. Como no caso de João. Estava tudo bem para ele só se alimentar de Spaguetii, porém tudo mudou quando conheceu os outros tipos de macarrão.

O ponto principal é você reconhecer que a realidade está te influenciando e sim, você pode mudar ela! Para mim, o conhecimento de novas realidades e as escolhas certas dos parâmetros – referência adequados é uma das maiores ferramentas para você se tornar alguém melhor.

Separei os dois maiores fatores para você moldar sua realidade.

1) Viaje

Assistir filmes, séries ou ler livros são ferramentas ótimas para moldar sua realidade, porém não há nada melhor que vivenciar na pele tudo aquilo. Quando você viaja há inúmeros encontros de realidades diferentes com a sua realidade. Cada encontro desse te molda de alguma forma.

Viajar expande incrivelmente sua realidade e seus parâmetros – referência se multiplicam.

slide4 Viajar é saudável para o âmbito profissional. Existem várias histórias de pessoas que viajaram e voltaram cheias de ideias, algum tempo depois abriram um novo negócio.

Viajar é preciso para o autoconhecimento. Muitos amigos, depois de muito tempo viajando, moldaram sua realidade e também seus valores pessoais, percebendo que valorizavam coisas diferentes do que antes de saírem para viajar.

Não é preciso ir muito longe como Europa ou Austrália, comece pelo o que está a seu alcance, conheça cidades vizinhas, novos pontos turísticos, visite outros estados ou compre passagem para outro país da América Latina. Comece perto e depois vá expandindo! O importante é conhecer lugares e culturas diferentes.

2) Tenha as melhores companhias

“Diga com quem tu andas e eu direi quem tu és”

Certamente uma das maiores influências, senão a maior, da sua realidade são as pessoas com quem você se relaciona, principalmente melhores amigos.

Na história de João, um dos principais agentes transformadores é seu primo Lucas. Seu primo foi o  principal responsável por João conhecer novos tipos de macarrão, ou seja, Lucas conseguiu moldar a realidade de João, assim como seus parâmetros – referência.

Isso se dá na vida real também. As pessoas com quem você mais anda diariamente te influenciam diretamente em seu modo de enxergar o mundo. Se você anda com pessoas que estão sempre reclamando da vida, você começar a reclamar de certas coisas também. Se você anda com pessoas que são muito festeiras, é uma tendência que você entre no mundo das baladas também.

Escolha bem com quem você anda.

Ainda mais impactante, além de moldar sua realidade essas pessoas também se tornam parâmetros – referência para você! Essas pessoas serão “exemplos”, para decisões de sua vida, você usará seus amigos como “objeto de comparação” para verificar o que fariam naquela situação.

Em resumo, ande com pessoas que tenham o mesmo objetivo que você, que te façam feliz e te torne alguém melhor, seja pessoal ou profissionalmente.

Escrito por:
zzMatheus Castelo
Graduando de Engenharia de Produção da UFSC

5 comentários sobre “Expansão da realidade: Os 2 principais fatores para sua evolução

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s